A barata é uma das visitas mais indesejadas que podemos receber em nosso lar, pois além da sua aparência asquerosa, as baratas ainda são responsáveis por transmitir diversas bactérias através de um simples contato.

Mas por que as baratas somem no inverno?

É notório a ausência das baratas no período do inverno, isto ocorre porque, parte da energia vital que a barata recebe vem do calor, ou seja, a temperatura do ambiente ao qual ela está instalada influência diretamente na sua disposição corporal. Ainda não entendeu? Então vamos explicar o processo; quanto maior for a temperatura do ambiente, mais acelera o metabolismo da barata, que por sua vez, fica ainda mais enérgica e mais disposta, a procura de alimento e água, e com aumento das suas atividades diárias, a barata no período do verão, aumenta o nível de procriação, pois agora tem energia de sobra para gastar.

Isso explica porque sempre encontramos baratas na cozinha. Neste ambiente, as baratas encontram condições perfeitas para manter sua existência, como por exemplo;

– Temperatura quente: Muitas vezes devido aquecimento do fogão, vapor d’água, temperatura aquecida da comida, motiva a condição climática da cozinha permanecer aquecida e como já citamos anteriormente, pontos aquecidos é preferido pelas baratas.

– Ambiente úmido: é perfeitamente favorável a barata, deste modo gera-se uma quantidade de água maior no recipiente.

– Alimento: obviamente que a cozinha é o ponto onde se armazena alimento e normalmente se faz as refeições diárias. Por mais que o local seja sempre higienizado, sempre ficam restos de comida na cozinha, fazendo com que a barata tenha fácil acesso a alimentação.

– Abrigo: A Barata Alemã ou Blatella Germanica, procuram se habitar em frestas, como por exemplo, o espaço mínimo que há entre o armário e parede, dentro das gavetas entre outros locais que elas consideram seguros para reproduzirem novos descendentes.

Por que as baratas aparecem a noite?

As baratas possuem hábitos noturnos, ou seja, se mantem ativas na parte da noite a procura de alimentos, água ou até mesmo um novo abrigo. Calcula-se que as baratas estão presentes no planeta Terra há cerca de 400 milhões de anos, e durante esse tempo, elas passaram por amargas alterações climáticas. Por esse motivo é considerado um dos animais com maior facilidade em adaptações climáticas e resistência. Durante esse período as próprias baratas perceberam que as que tinham hábitos diurnos sobreviviam menos do que as circulavam a noite e por um processo natural, as baratas passaram a circular no suspender do luar.

Atenção: Ver baratas durante o dia dentro da sua casa ou estabelecimento, é um forte indicio de alta infestação no local, pois essa cena não tão rara em alguns casos, acontece quando a população está muito alta, ou quando há falta de alimento ou água na atual colônia que a barata se encontra, causando stressentre elas.

O retorno das Baratas

O retorno das Baratas

A Solux Dedetizadora e Desentupidora, se preocupa com sua saúde e bem estar, afinal, as baratas também são responsáveis por transmitir diversas bactérias que carregam doenças como, diarreia, disenteria, hepatite C entre outras.

Os tratamentos preventivos contra baratas e até outros insetos rasteiros, ainda é o método mais eficaz para evitar possíveis infestações em sua residência ou estabelecimento. Porém, se o problema é efetivo, não hesite em entrar em contato conosco. A Solux trata os casos com total seriedade e assumimos o compromisso de resolver o seu problema, devolvendo a paz o conforto que você merece.